sábado, 6 de setembro de 2008

Vencendo o medo pelo amor

"No amor não existe medo; antes, o perfeito amor lança fora o medo.” (I João 4:18)


Esses dias eu estava conversando com meu pai sobre o trabalho dele. Pra quem não sabe, ele é economista e trabalha com imóveis. Ele estava me contando o quanto os clientes dele gastam com aparelhos de segurança: alarmes, muros, grades, cercas elétricas, câmeras, micro câmeras ou com qualquer coisa que lhes dê um sentimento de segurança.

Então comecei a pensar: “Vou ser dona da contronics (uma fabrica de equipamentos de segurança)”! Dona? Apelei! Mas talvez gerente. Mas a expressão de indignação do meu pai fez meus pensamentos tomarem outro rumo. Então me perguntei: “O que eles têm que acham tão necessário investir tanto em todos esses equipamentos de segurança né?” E só uma palavra ressoava na minha mente como resposta: eles sentem MEDO. O medo pode ser uma forma natural de preservar a vida, impedindo certas ousadias que nos colocariam em perigo. As vezes, o medo pode significar uma espécie de freio e esse é um medo saudável. Mas existe o medo mais comum, o medo mau e doentio que destrói a nossa auto-estima e nossa vida, e esse medo é mais velho do que você imagina. Ele surgiu após um dos pecados mais famosos da bíblia.
“Respondeu-lhe o homem: Ouvi tua voz no jardim e tive medo, por que estava nu; e escondi-me” (Gênesis 3:10)

Podemos deduzir a partir desse versículo que o medo e o pecado são amigos de infância, e, como existem pecados internos e externos, existem também medos internos e externos. Medos externos são esses que se apoderaram dos clientes de meu pai, medo de cachorro, ou de um bêbado na rua, e medos internos são os que estão enraizados no nosso intimo: traumas, pânico de algo que pode acontecer, não falar por achar que outros acharão que está errado, não investir em um concurso por ter medo de não passar. Vivemos rodeados de medo que nos impedem de viver uma vida normal e nos afastam de Deus.

Há situações que a pessoa chega mesmo a ter medo de Deus. Isso normalmente acontece quando se está afastado de Senhor. A consciência humana adverte naturalmente a pessoa de modo que um pecado escondido ou uma pratica pecaminosa faça com que a presença de Deus seja motivo de temor e não de alegria e jubilo. Isso justifica a causa de muitas pessoas terem pânico de igreja e não gostarem de falar das Coisas de Deus. O medo está totalmente associado a uma vida de pecado, por isso que a Bíblia nos afirma que os medrosos jamais verão o reino de Deus, pior, eles estão destinados ao lago de fogo ardente.
“Mas, quanto aos medrosos, e aos incrédulos, ... , a sua parte será no lago ardente de fogo e enxofre, que é a segunda morte.” (apocalipse 21:8)

O medo é um de nossos maiores e mais fortes inimigos. Tão forte que não somente pode nos cegar quanto as evidências, mas também inibir a nossa fé, como aconteceu com Pedro em Mateus no capitulo 14, na passagem em que Jesus lhe chama para andar por sobre as águas. “Mas, sentindo o vento forte, teve medo; e, começando a ir para o fundo, clamou, dizendo: Senhor, salva-me!”. Pedro teve uma coragem aparente e de pouca fé, ou melhor, uma coragem impulsiva sem base na fé. Por mais que estivesse de frente para Cristo o vento foi mais forte que sua frágil fé a ponto de impedir que ele chegasse ao seu destino. Então ele começou a afundar por que teve medo.

Normalmente passamos por situações semelhantes. Não recebemos a benção que o Senhor tem prometido para nós porque temos medo. Mas o nosso Senhor Jesus Cristo não teve medo em se dar na cruz por nós, e também não tem nos chamado para o medo e sim para o Amor. “No amor não existe medo; antes, o perfeito amor lança fora o medo...”.

Os Discípulos cumpriram o ide de Jesus contrapondo-se completamente às noticias de guerra, morte e opressão do Império Romano, e você atravessa a rua pra não passar do lado de um homem suspeito ou foge de cachorros! O amor de nosso Deus, quando o aceitamos, lança fora todo medo e nos enche de ousadia. Então acredite: o medo não passa de um pensamento em sua mente e se você tem medo dos seus próprios pensamentos, pense no amor de Cristo!

Devemos abolir pra sempre de nossa vida todo o medo nos entregando a Jesus, pedindo perdão e confiando no Perdão divino DELE.
Devemos crer que Jesus já venceu o diabo, e que o mau nada pode contra nós. 
Nunca devemos esquecer de que tudo é possível para quem anda olhando para frente, para o Senhor Jesus.

Quando eu descobri que tinha sido indicada para um dos cargos da confederação de juvenis, a primeira coisa que fiz foi logo dizer não. Porque tive muito medo do trabalho que isso daria, não tive um pingo de coragem naquela hora, mas uma frase dita pelo bispo João Carlos, me fez pensar e me deu coragem para aceitar a vontade de Deus:
“O vento pode soprar a vontade, mas não pode nem “balançar” aquele que está alicerçado na palavra de Deus e no AMOR de Deus”
Ter coragem é uma questão de decisão. 
Decida pelo AMOR e pela vontade de Deus, Ele quer filhos fortes e corajosos prontos a enfrentar a cruz por Ele.


Mariâni Soares Gomes

Presidente da Confederação Metodista de Juvenis

Um comentário:

Anônimo disse...

Eu ainda achava melhor o Danilo da 5ª região um melhor presidente da Confederação.
Não curti o preconceito com ele somente ao fato do mesmo ser da 5ªregião eclesiastica
A CONFEDERAÇÃO PERDEU O MELHOR NOME PARA PRESIDENTE (A VERDADE QUE TINHA QUE SER DITA)e se o Danilo vulgo "Bispo" ver o que seria bom ele irá saber que os juvenis metodistas reconhecem nele a verdadeira flâmula juvenil que ele carrega.